sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

LEMBRAI-VOS DA MULHER DE LÓ (Lc. 17.32)



Jesus estava falando

para os fariseus sobre a salvação e manda lembrar da mulher de Ló. Lembrando a todos que a mulher de Ló estava caminhando para a salvação e em alguns metros estaria longe da grande destruição, mas mesmo estando no caminho da salvação acabou perdendo aquela grande oportunidade por causa do pecado: o pecado de não conseguir larga tudo por causa de Deus. Estava preocupada com o material; não conseguiu seguir sozinha sem que alguma coisa lhe chama-se atenção. Jesus fala para os Fariseus os quais achavam que pela posição da raça poderiam ser salvos.

Porque Jesus fez este pedido?

1. Ló, sua esposa e suas filhas estavam no caminho da Salvação, mas nem todos alcançaram a oportunidade que Deus estava dando:

Muitos começaram na fé e estão no caminho da salvação. Como que é este caminho?

A) Não é fácil: Há uma grande diferença entre milagre e mágica: as pessoas querem as coisas como um passe de mágica, a magia é um truque, uma ilusão de ótica; o milagre para acontecer precisa de: FÉ, confiança, determinação, perseverança .

B) Nem sempre iremos ouvir ou encontrar aquilo que queremos: O convite que com Deus não iremos passar por dificuldades e provações é mentiroso, pois, Jesus, juntamente com seus apóstolos sofreram e mesmo assim são até hoje conhecidos como vitoriosos.

C) No caminho para a salvação não largamos rastro e sim testemunho: ( Is. 26,7 ) “O caminho do Justo é plano”. O olhar para trás não é pecado, quando você olha para glorificar à Deus, o pecado é olhar para as coisas que você deixou para trás para seguir o caminho da salvação, pois, neste caminho não há vitória sem luta: Pv. 10.29: O caminho do Senhor, é fortaleça para os retos; mas é destruição para aqueles que praticam a iniqüidade. ( Js. 1.8 ) “ Então farás prospera o teu caminho e serás bem sucedido”.

2. Somos assediados à olhar para trás:

Quantos que estão no caminho da salvação, e ao mesmo tempo estão olhando para trás ( mundo e o pecado ), ou estão no caminho e algumas coisas o assedia como: o vício, a mentira, corrupção, alguns não resistem as mulheres, outras os homens: Hb.12.1-2: ... “... corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o autor e consumador da fé, Jesus”.

Quando olhamos para trás, a tendência é olhar para as pessoas que nos feriram, para o fracasso e para os erros – única coisa que devemos olhar para trás é para cruz, porque é na cruz que Deus nos revela que temos que olhar para frente, para o propósito que Ele tem para nós – uma nova vida e novas oportunidades: Jr. 29.11: Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de faze-los prosperar e não de causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro”.

3. Próximo de ser salva perde a salvação:

Muitos estão se baseando que uma vez salvo sempre salvo. Esquecem que o salário do pecado é a morte e morte eterna. Jesus estava falando para os fariseus a respeito do Reino de Deus, que não seria visível, mas estaria dentro de cada pessoa (v. 20,21). Se fosse assim Jesus não teria perdido tempo em falar sobre vigilância, pois, muitos, próximo de receberem a benção, deixam escapar. O errar é humano, mas a mulher de Ló errou quando ela não podia: é isto tem acontecido com muitos que andam no caminho do senhor e não são vigilantes. Cuidado que isto poderá acontecer com você na vinda do nosso Senhor Jesus.

4. Ela virou uma estátua de sal:

A mulher de Ló sofreu uma conseqüência trágica por se apegar naquilo que tinha deixado para trás. Estátua e uma coisa que existe mas não tem vida, saiu completamente do eterno propósito de Deus. Jesus falou que temos que deixar pai, mãe e irmãos para depois pegar a nossa cruz, e a cruz e o começo para a nossa caminhada

.

Conclusão: Jesus como pastor supremo sempre quer nos mostra a direção correta. Por isto, nos deu um alerta para sempre ficar em vigilância – Lembrai-vos da mulher de Ló. Ele é o caminho, mas, não vai no meio deste caminho olhar para trás, pois, poderá perder tudo o que foi conquistado até hoje: Jo 14,6 “ Eu sou o Caminho, a verdade e a vida, ninguém vai ao Pai se não for por mim”.

Pr. Orlando Carrafa dos Santos

Um comentário:

Anônimo disse...

Uma benção esta mensagem, que Jesus lhe abençoe.