quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

PENTECOSTES ATOS 1.8


Introdução:

O texto aqui necessita de uma ligação com o início do ministério de Jesus. No início do ministério de Jesus, Ele foi para o deserto e ali ficou por 40 dias. E podemos dizer que aquele momento foi de consagração e de preparação. A igreja primitiva teve também o seu momento de preparação com o próprio Jesus: aparecendo-lhe durante quarenta dias e falando das coisas concernentes ao reino de Deus”, e mais 10 dias de consagração (v.14). Mas o ministério de Jesus teve o seu início quando ele foi batizado. Não só foi o batismo com água, mas também do Espírito Santo:Vi o Espírito descer do céu como pomba e pousar sobre ele(Jo.1.32). A Igreja Primitiva também sabia da importância do batismo e, principalmente, o batismo que vem do alto, para assim iniciar o seu ministério. O Espírito Santo é importantíssimo na vida da igreja. No passado, antes da descida do Espírito Santo, alguns homens receberam o Espírito de Deus ou o Espírito do Senhor: José (Gn41.38), Bezalel (Ex 31.2), Otniel (Jz 3.10), Gideão (Jz.6.34), Sansão (Jz 14.6 e 19), Saul (1Sm. 10.6-7), Davi (I Sm.16.13), Elias, Elizeu e Jesus. Mas a promessa de Deus feita por Joel foi: E acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne” (Jl.2.28). A palavra chave é derramar, que tem o mesmo sentido de espalhar e dispersar-se para todos. Antes foram alguns homens que receberam o Espírito do Senhor, mas a promessa de Deus agora é que todos os que buscarem receberá o Espírito que será derramado e espalhado.

Transição: Por que o Espírito Santo é tão necessário para a vida da igreja?


1. Porque Ele é a própria vida da Igreja:

O processo da morte de Jesus foi através de perda de sangue: das chicotadas, dos açoites, das lesões, dos pregos nas mãos, nos pés e, por último, da lança do soldado romano entrando no seu peito (quando já estava morto Jo.19.33). A morte de Jesus foi por asfixia: que resulta da perda de sangue dificultando o bombeamento do sangue pelo coração e a respiração através dos pulmões. Sem o sangue nenhum ser humano vive.


a) O Espírito Santo é como o sangue espiritual da Igreja: Da mesma forma que o ser humano precisa do sangue para viver, a Igreja precisa de sangue espiritual, que é o Espírito Santo, para viver e existir. A Bíblia nos diz que a igreja é o Corpo de Cristo e nós somos membros desse corpo: “ Ora, vós sois o Corpo de Cristo; e, individualmente, membros desse corpo (I Cor. 12.27).


b) O sangue precisa se espalhar e precisa chegar em todos membros, células e órgãos:

Imagine se em um dos membros do seu corpo não chegar o sangue... Logo este membro irá atrofiar, apodrecer, e chegará a ponto de ser amputado. Da mesma maneira, a Igreja é o Corpo de Cristo, e este corpo tem seus membros. Se este sangue espiritual não chegar em um membro, significa que há muito tempo está atrofiado e já não se desenvolve como os demais. O sangue espiritual precisa ser derramado e espalhado em toda a Igreja.

Sabe por que acontecem muitas coisas fora da vontade de Deus ainda na igreja? Porque nem todos estão no Espírito, pelo contrário, há ainda muita carne e vontade da carne. Mas no dia em que todos na igreja estiveram no Espírito Santo, não haverá mais fofocas, maledicências, mentiras, facções, divisões, disputas e rebeliões, porque todos estarão sendo guiados pelo o Espírito de Deus (Rm.8.14).


Para que aquilo que é carnal venha ser revestido do espiritual; pois somente sendo espiritual você conseguirá discernir o que é espiritual: (1 Cor 2.14—15 TEB) “ O homem entregue unicamente à sua natureza não aceita o que vem do Espírito de Deus. Para ele, é uma loucura, ele não o pode conhecer, pois isto se julga espiritualmente. O homem espiritual, pelo contrário, julga tudo e ele mesmo não é julgado por ninguém”.


2. A Igreja sadia é aquela em que todos buscam e seguem a mesma direção: Derramar é o mesmo que espalhar. A promessa de Deus através do profeta Joel era de que todos iriam receber o derramar do Espírito Santo. É por isto que depois da descida do Espírito Santo, Lucas informa a situação pós-derramamento: Todos ficaram cheios do Espírito Santo... (At 2.4a). Toda Igreja tem que ir em busca tem uma mesma expectativa: Poder de Deus! Só através do poder a Igreja experimentará a manifestação dos milagres de Deus.


d) O poder foi derramado não para o homem se tornar poderoso e sim para que a Palavra de Deus se tornasse poderosa na face da terra:

A raiz da palavra poder é (dunamis ou dynamis). No Novo Testamento o Espírito Santo apresenta-se como uma "dinamis": do Grego. Surgem as palavras portuguesas: dinamismo, dínamo: a palavra encerra o conceito de força, de energia: Dínamo é a máquina que transforma a energia mecânica ( o corpo é que se fosse uma máquina elétrica, e como se o Espírito Santo fosse uma energia espiritual) . Esta palavra pode ser definida de 3 maneiras diferentes:


1ª ) ter capacidade:

Pedro

2ª ) ter a habilidade para completar algo, trazer algo, ou concluir algo:

Os dis

3ª ) a habilidade para conquistar a área física e territorial onde você estar:


No perío

3. Porque Ele o Espírito é Poderoso, mas tem uma fraqueza (Rm. 8.26):

Uma outra importância do receber o derramar do Espírito Santo é que Jesus foi para o Pai e nos deixou o Espírito Santo para interceder perante Deus: “... mas, o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis ”. O momento de fraqueza no grego significa Asteneía, que quer dizer: fraqueza como se fosse no sentido de uma enfermidade, uma fragilidade, uma imperfeição, ou uma fragilidade no sentido espiritual, ou algo que nos impossibilita. É neste momento que ele nos assiste - é quando não podemos mais que o Espírito pode ir até o Pai.

a) Gemido inexprimível:

Você é capaz de ver o sofrimento de uma outra pessoa, suas lutas e dificuldades. Você até consegue ver ou tomar conhecimento, mas não é capaz de sentir a dor que o outro está sofrendo. Este gemido é um som de alguém que está sofrendo uma dor ou atravessando uma situação difícil. Isto significa que quando estamos impossibilitados na nossa fraqueza, somos assistidos por Deus.

É nesse momento que sentimos que Ele (Espírito Santo) está conosco de uma forma espontâneaé como se acontecesse uma transferência, ao ponto, do Espírito Santo sentir a nossa dor e o nosso gemido ( é como se nós, e o nosso sofrimento acabassem tornando a fraqueza do Espírito Santo: Ele não resiste e sempre vem ao nosso encontro para nos assistir ). É dessa forma que se torna alalétois que sig. Indizível ( que não existe palavra para explicar ou exprimir por palavras) e inefável (encantador e inebriante). O Espírito Santo te assiste, sofre contigo e vai ao Pai interceder no momento o qual você não encontra mais forças para orar, para falar com Deus. O que conseguimos é gemer, esperando por uma intervenção divina. É neste momento que o Espírito Santo vai interceder por ti.

Conclusão: Valeu a pena a igreja primitiva esperar pelo poder derramado pelo Espírito Santo, o qual foi importante para a vida Receber o Poder de Deus e a caminhada da comunidade de fé. O Espírito Santo é o paraklito (consolador), foi e é o sangue espiritual que dá vida à Igreja. Podemos dizer que o sangue é o combustível da Igreja, e sem ele a Igreja pára. É por isto que eu volto a afirmar a nossa necessidade: “Que todos fiquem cheios do Espírito Santo...” O Espírito foi derramado para todos e para toda a Igreja... Todos têm que participar desta busca.

1) O poder de Deus está na sua vida. Qual a finalidade deste poder na sua vida e no seu ministério?

2) Quais a fraquezas e limitações que ainda você vê na vida familiar e ministerial?

3) Conte uma experiência na qual você não abriu a sua boca para orar e pedir, mas através do coração sentiu sendo assistido pelo Espírito Santo.

Um comentário:

Anônimo disse...

How to get free £20 no deposit bonus at one of the UK's
Betfair is also offering free spins for new customers on deposit Betfair is one of the luckyclub.live UK's biggest bookmakers to offer free bet