segunda-feira, 20 de outubro de 2008

MUDANÇA DE CARÁTER

Mudando o meu caráter (Ef. 5.1-21)

Nós nascemos como um ser especial em comparação com toda a criação de Deus, e temos um propósito na face da terra de seguir em direção ao criador e fazer por onde agrada-lo, sendo imitadores de Deus, como filhos amados (v.1), sendo uma imitação da própria semelhança de Deus.
Só que infelizmente, nem todos conseguem seguir o seu criador, e começam a seguir a criatura, que é o diabo, e a finalidade dele é descaracterizar a semelhança de Deus no ser humano, porque quanto mais longe de Deus, mais se perde a semelhança de Deus. Com o distanciamento o ser humano começa então a montar o seu próprio caráter seguindo a criatura e os seus caminhos.
A criatura trabalha e se estabelece em formar um caráter decaído nas pessoas oposto ao caráter que o Criador projetou para elas, usando primeiro a satisfação carnal, o seu meio social, e por último a aptidão a religiões que ferem o princípio de Deus, como idolatria, feitiçaria e sodonismo.
Para mudar o caráter decaído é preciso voltar para Deus na pessoa de Jesus Cristo, pois, é ele o nosso modelo de padrão para viver conforme a vontade de Deus na face da terra: “... até que todos cheguemos à unidade de fé e do pleno conhecimento do filho de Deus, a perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo” (Ef. 4.13). Depois da pessoa se aproximar de Deus na pessoa de Jesus Cristo, ela precisa querer que o seu caráter venha mudar, para assim Deus começar a trabalhar estas mudanças, e o primeiro passo é viver de uma maneira totalmente diferente das pessoas que ainda não conhecem o Senhor: “Isto, portanto, digo e no Senhor testifico que não mais andeis como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos, obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração, os quais, tendo-se tornado insensíveis, se entregaram à dissolução para, com avidez, cometerem toda a sorte de impureza. Mas não foi assim que aprendestes a Cristo, se de fato, o tendes ouvido e nele fostes instruídos, segundo é a verdade em Jesus” (Ef.4.17-21).
Esta mudança de caráter não é fácil, mas é necessária que aconteça numa vida que quer uma aproximação de Deus com mais profundidade e intimidade. Para isto é necessário renúncia e força de vontade. Paulo adverte que esta mudança está ao alcance de todos, e aconselha: “Aquele que furtava não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha com que acudir ao necessitado. Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para a edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem... Longe de vós, toda amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda malícia. Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus em Cristo, vos perdoou” (Ef.4.28-32).
Têm pessoas que infelizmente acham que são de um jeito e porque nasceram assim, acham que nunca vão mudar o seu caráter ou o seu jeito de ser. Ás vezes tem uma personalidade forte e preferem viver com um caráter decaído dado pela criatura (diabo) do que deixar Deus trabalhar e formar um novo caráter de Cristo Jesus. A atitude de uma pessoa com o caráter decaído pela criatura é fácil de conhecer, pois, sempre estará indo contra a si mesmo (Gl. 5.19), contra Deus (v.20), e contra o irmão ou outro ser humano (v.20b).
Tempo de igreja não muda ninguém. Só porque prega, escreve, ou leciona na Escola Dominical não quer dizer nada. Quem muda a pessoa é Jesus, só que para Jesus mudar, a pessoa precisa querer. Jesus está dizendo para você: Queres ser curado?
Pr. Orlando Carrafa

Nenhum comentário: