quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

ESTATÉGIA DO INIMIGO PARA QUE VOCÊ NÃO SEJA HONRADO (Dn .3)



Daniel tinha sido levado para o cativo babilônico. A babilônia usava a seguinte estratégia de dominação: os menos capazes entre o povo deixava na terra, isto é, os pobres e os pequenos agricultores; os da cultura mediana eram levados para a periferia de Babilônia ou para outras terras dominadas por ela, entre eles, estão os comerciantes e pessoas que trabalhavam com artesanatos; e os mais capazes e conhecedores de ciências eram levados para servirem o rei no palácio: “jovens sem nenhum defeito, de boa aparência, instruídos, em toda a sabedoria, doutos em ciência, versado no conhecimento...”. (Dn 1.4).

Depois que Daniel [Beltessazar] interpretou o sonho do rei Nabucodonosor ele foi promovido, não somente ele, mas todos os seus amigos: (Dn 2.48-49) “Então, o rei engrandeceu a Daniel, e lhe deu muitos e grandes presentes, e o pôs por governador de toda a província da Bablilônia, como também o fez chefe supremo de todos os sábios da babilônia. A pedido de Daniel, constituiu o rei a Sadraque, Mesaque e Abede-Nego sobre os negócios da Província da Babilônia; Daniel, porém permaneceu na corte do rei” .

Isto nos mostra que quando estamos sendo honrados por Deus, promovidos em alguma coisa na área financeira, familiar, espiritual é justamente nesta hora que o inimigo se levantar para tentar arruinar o nosso projeto.

O QUE O INIMIGO FAZ PARA IMPEDIR A NOSSA HONRA:

1. ELE TENTA MOSTRA QUE É MAIOR DO QUE O SEU DEUS:

“fez uma imagem de ouro que tinha sessenta côvado de altura e seis de largura...”

O que está por detrás desta imagem, não é simplesmente a vontade de Nabucodonosor, e sim a vontade do “Príncipe da Pérsia que era um demônio territorial que tentou contra a obra de Deus” (Dn 10.13). Pois depois Daniel revelou o sonho de Nabucodonosor ele começou a reconhecer a grandeza do Deus de Daniel: (Dn 2.47) “ Disse o rei a Daniel: Certamente, o vosso Deus é o Deus dos deuses, e o Senhor dos reis, e o revelador de mistérios...”. Justamente, é que intenta colocar no coração de Nabucodonosor fazer uma estátua para mostrar que é maior, o que não é verdade.

2. ELE COMEÇA A FAZER ALIANÇAS PARA TENTAR FECHAR O CERCO ANTES DO ATAQUE (v.3):

Então, se ajuntaram os sátrapas, os prefeitos, os governadores, os juízes, os tesoureiros, os magistrados, os conselheiros e todos os oficiais das províncias, para a consagração da imagem que o rei Nabucodonosor tinha levantado; e estavam em pé e diante da imagem...

Vejam que o rei só convidou para este evento os líderes e poderoso, neste momento aqui, ele não convida o povo, porque sabia que todos os que foram convidados tinham o poder e a facilidade de influenciar o povo. Na verdade, esta consagração era uma aliança que estava sendo formada em prol do poder que estava sendo levantado. E esta aliança o inimigo estava realizando para impedir o crescimento de Daniel e seus amigos dentro da sua própria casa.

O diabo tem sempre a intenção de fazer alianças entre pessoas e poderes, enquanto os crentes são desunidos para isto.

3. QUANDO VOCÊ ESTA SENDO LEVANTADO POR DEUS, O INIMIGO SEMPRE LEVANTA INVEJOSO DE OLHO NAS SUAS ATITUTES (v.12):

“Há uns homens judeus, que tu constituíste sobre os negócios da província da Babilônia: Sadraque, Mesaque e Abede-Nego; estes homens, ó rei, não fizeram caso de ti, a teus deuses não servem, nem adoram a imagem de ouro que levantaste”.

Estes homens não estavam preocupados com a não adoração recebidas pelos amigos de Daniel, e sim, por causa da inveja que eles tinham de Daniel e de seus amigos. Eles já estavam de olho nas atitudes dos 3 rapazes, e sabia que poderia desapontar o rei. Vemos que o rei não os manda direito para a fornalha, mas da uma chance [15]. Mas eles sabiam que eles eram e a sua identidade de não adorar outros deuses.

Não negocie com o inimigo... esteja sempre pronto a fidelidade com Deus, pois, sendo fiel, Deus será contigo.

4. O INIMIGO FICA FURIOSO QUANDO NÃO ACEITAMOS FAZER O JOGO DELE, E PARTE PARA O ATAQUE (v.19):

Então, Nabucodonosor se encheu de fúria e, transtornado o aspecto do seu rosto contra Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, ordenou que acendesse a fornalha sete vezes mais do que se costumava

Percebe-se o que fez o rei ficar furioso? A fidelidade daqueles rapazes irritou completamente o rei, pois, mesmo com o preço da morte, eles preferiram permanecer fiel ao Senhor.

Se fosse é crente, tem sido fiel, e as coisas estão apertando, permaneça na posição, porque a manifestação de Deus virá de maneira sobrenatural.

5. O INIMIGO ATACA, E SE A SUA PROVAÇÃO É GRANDE, DEUS DESCE ATÉ ONDE VOCÊ ESTÁ (v.25):

“Não lançamos nós 3 homens atados dentro do fogo? Responderam ao rei: É verdade, ó rei. [26] Tornou ele e disse: Eu porém, vejo 4 homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, sem nenhum dano; e o aspecto do quarto é semelhante a um filho dos deuses”.

O inimigo pode atacar, pode planejar acabar com a sua vida ou com a vida da sua família, ou com os seus projetos, mas, você que é fiel, não está só. E quando a luta aumenta, não se preocupe porque o quarto homem da fornalha vem ao seu encontro, porque ele é Emanoel, Deus conosco – poderoso em todas as coisas.

O mais importante é saber que Deus está contigo, e ele pode lhe dar o livramento nas situações mais inusitadas e difíceis, pois, ele é Deus Fiel.

CONCLUSÃO:

Os inimigos de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego viram que eles estavam prosperando dentro de sua própria terra, e tentaram contra suas vidas. Mas não teve jeito, porque quando Deus quer, ele faz: (Dn 3.30): “Então, o rei fez prosperar a Sadraque, Mesaque e Abede-Nego na província da Babilônia” .

Um comentário:

Anônimo disse...

MINHA NETINHA ANA LUISA TEM 2 MESES DE VIDA ESTA COM UMA ENFERMIDADE CHAMADA EPIDERMOLISE BOLHOSA QUE PARA OS MEDICOS DA TERRA NAO TEM CURA MAIS PARA O NOSSO DEUS O SENHOR JESUS CRISTO SEI QUE NADA E IMPOSSIVEL E PEÇO A TODOS VCS QUE ACREDITAM E CREEM EM DEUS PAI DEUS FILHO E DEUS ESPIRITO SANTO QUE ENTREM COMIGO DIANTE DO PAI COM ORAÇOES E SUPLICAS PRA QUE ELA FIQUE CURADA PRA GLORIA DE DEUS PAI E PARA O NOSSO BEM SE VCS QUIZEREM CONHECER ANA LUISA ENTREM NAS MINHAS FOTOS NO ORKUT AGRADEÇO A CADA UM DE VCS QUE ORAR POR ELA E PEÇO AO DEUS E PAI DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO QUE RETRIBUA A CADA UM DE VCS COM MUITA GRAÇA E VERDADEIRA PAZ ABRAÇOS
POR FAVOR PASSEM ESSE PEDIDO DE ORAÇAO AOS SEUS AMIGOS E VAMOS VENCER ESSA BATALHA CONTRA O MAL BJS TENHO APREENDIDO MUITO COM O SENHOR E ME FORTALEÇO A CADA DIA COM SUAS PREGAÇOES E COMO EU MUITOS ESTAO PRECISANDO DE OUVIR ESSAS PALAVRAS QUE NOS COMFORTA E NOS AJUDA A PASSAR PELA PROVA GLORIFICANDO CHORANDO GEMENDO MAIS NUNCA BRASFEMANDO OBRIGADO