quarta-feira, 30 de março de 2011

JAPÃO: O APOCALIPSE E A ESPERANÇA

“E, certamente, ouvireis falar de guerras e rumores de guerras; vede, não vos assusteis, porque é necessário assim acontecer, mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, reino contra reino, e haverá fomes e terremotos em vários lugares; porém tudo isto é o princípio das dores”(Mt 24.6)


A palavra apocalipse significa revelação. E pelo livro escatológico de João mostrando o que iria acontecer no final dos tempos, a palavra apocalipse se torna uma palavra com significado de destruição, de caos, de fenômenos inexplicáveis, como se fosse um castigo de Deus.



Muitos esperam por um apocalipse total no mundo, com a destruição do cosmos, o que para os cientistas um dia vai acontecer mesmo, porque para eles um sistema solar nasce e desaparece, ficando em seu lugar apenas um buraco negro.



Mas o caos de um apocalipse sempre tem acontecido na questão do inesperado, que chega num estalar de dedos, tirando o processo natural da vida, tirando tudo o que está em ordem e colocando em uma grande desordem.



Isto acontece quando um pai se levanta num dia normal, como qualquer um outro, e justamente naquele dia acontece o inesperado, um filho é assaltado e no assalto o ladrão dispara matando o seu filho. Isto é um apocalipse para aquele pai e a família, porque o curso natural da sua vida familiar foi mexido.



Por que não dizer do que aconteceu na região serrana do Rio de Janeiro? Uma tromba d’água, de uma hora para outra, trouxe destruição, devastação, morte e dor. Mais de 844 pessoas acabaram perdendo suas vidas, milhares de pessoas perderam suas casas e outras perderam praticamente tudo. As fotos por satélites divulgadas pelas emissoras de televisão e pela internet mostravam o poder devastador de um “apocalipse”.



Um outro acontecimento em que a ordem foi transformada em desordem, em que o habitat foi transformado em caos, foi o terremoto e a tsumani no Japão em março deste ano. Logo o Japão que é a terceira economia do mundo e uma das mais evoluídas na questão da tecnologia viu, de um estante para o outro, uma região inteira ser destruída, primeiro pelo abalo sísmico da terra, e algum tempo depois, pela inundação da tsumani, parecendo até que o mar estava cobrando a morte de suas baleias.



O ser humano sempre vai enfrentar o inesperado, o “apocalipse”, a desordem e o caos, seja na família, na sociedade ou no país. Mas depois do apocalipse sempre haverá a Esperança, que é o recomeço, que é a luz no final do túnel. É a certeza que o sol vai nascer noutro dia, é a certeza de que se Deus permitiu sobreviver ao apocalipse, está confiando na pessoa para este recomeço.



O apocalipse acontece às vezes para mostrar que estamos errados. A maioria dos fenômenos da natureza que traz desgraça e morte acontece por causa dos nossos erros como mordomos de Deus, e principalmente no lado da ecologia, do desmatamento, dos lixões, das grandes cidades que estão sendo construídas em cima de nascentes e na beira dos rios. A esperança que vem depois de um apocalipse mostra que a nós cabe a responsabilidade de mudar a nossa história, de mudar aquilo que está errado e de fazer o que é certo. E que ao mesmo tempo indica que a volta do Senhor está próxima: “Aquele que dá testemunho destas coisas diz: Certamente, venho sem demora. Amém! Vem Senhor Jesus!” (Ap. 22.20).



Pr. Orlando Carrafa dos Santos

Nenhum comentário: