terça-feira, 11 de janeiro de 2011

UMA ABORDAGEM PASTORAL SOBRE O LOUVOR ATUAL

A nossa geração pensa que foi ela que descobriu o verdadeiro louvor, e muitos já descartaram o louvor do passado há muito tempo. Pensando assim, acabamos deixando de lado a nossa própria história.

Assim sendo, nesta abordagem, iremos analisar a história e descobrir a preocupação de João Wesley sobre o louvor de sua época:

1. “Cante-os exatamente como estão impressos aqui, sem alterar ou corrigir, de modo nenhum...”:

É preciso antes de tudo entender o contexto da época, para compreender melhor esta expressão de Wesley. Na época o movimento metodista estava se estruturando, e este movimento foi fundado por João Wesley e outros líderes de suma importância como Carlos Wesley, um dos moiores hinógrafos de todos os tempos, William Morgam, Bob Kirkham, George Whitefield e outros. Por causa dessa diversidade de líderes, acabou tendo também uma diversidade de teologia e pensadores dentro do próprio metodismo e dois pensamentos teológicos distintos: arminiano e calvinista. A maioria dos hinos daquela época acabava propagando estas duas teologias e mesmo Wesley sendo arminiano, respeitava os hinos de cunhos calvinistas, e desta forma respeitando o autor e a história do hino.

Atualmente, temos visto pastores se sentindo verdadeiros donos da verdade, acabam fazendo verdadeira varredura nas composições dos hinos e cânticos, avaliando-os segundo a sua maneira de pensar, ou no seu cunho teológico. Eu vejo que os hinos são verdadeiras ações democráticas de Deus na vida da igreja, pois acabam sendo a expressão do povo e da comunidade ao seu Deus. Prova disso que a maioria dos compositores e cantores são leigos e não pastores (clérigos) e os hinos mais cantado pelas igrejas de uma forma geral são aqueles compostos por leigos, pois eles acabam vivenciando de maneira mais próxima dos sentimentos e das necessidades da Igreja; porque estão relacionados com o dia a dia das pessoas e suas preocupações, não simplesmente com a teologia, e sim com a inspiração dada por Deus através da sua experiência do dia a dia.

Tentar corrigir um hino (cântico), ou tentar mudar a sua letra é a mesma coisa que matar uma poesia de Machado de Assis. Antes de querer mudar uma letra de um hino ou corrigi-lo, é necessário procurar a sua história, como é o caso do hino “Ao Único”, o qual, muitos pastores criticavam este hino na sua frase: “Coroamos a ti senhor Jesus”. Diziam que teologicamente e biblicamente estava errado, pois, quem somos nós para coroamos o Senhor Jesus; e outros diziam: Jesus já está coroado.

Quando foram entrevistar o autor, ele contou a história do hino que um dia teve um sonho com o trono de Deus e que Jesus deu a cada um uma coroa de ouro, mas todos os que receberam devolveram a coroa achando que não mereciam, e que só Jesus merecia ser coroado. Conhecer a história do hino é muito importante, pois a inspiração vem através de um momento em que o autor está passando e este momento acaba refletindo e criando um hino.

2. “Cante tudo”. Procure cantar com a congregação tão freqüentemente quanto puder...

O canto é uma expressão do sentimento de alegria que está dentro de nós, tem um adágio popular que diz: “quem canta o seus males espanta”. É muito difícil cantar quando se está triste, ou sofrendo por causa de alguma coisa. Neste ponto, Wesley têm duas preocupações: 1a ) cantar tudo: Na verdade, nós temos quase sempre uma atitude de selecionar aquilo que vamos cantar, mesmo sendo hinos evangélicos, temos a característica de selecionar aqueles hinos que mais nos agradam, que a letra se identifica com a pessoa. As vezes as pessoas estão cantando o que está na moda, outros só querem cantar os antigos hinos do hinário.

Cante tudo, não podemos deixar de cantar os hinos antigos que fazem parte da nossa história, e que foi através deles que tudo começou. E não podemos também da mesma forma deixar de cantar os novos hinos, ou os chamados corinhos.

2a ) “Procure cantar com a congregação tão freqüentemente quanto puder”. Vemos o anseio de Wesley para que as pessoas não abrem mão do louvor comunitário, da adoração em comunidade. Quantas experiências que já vimos de pessoas que muitas vezes estão cansadas, desanimadas por causa das lutas do dia a dia, e quando chegam na igreja não tem nem forças nem para abrir a boca; e quando conheça o louvor, as pessoas começam a cantar, adorar. É neste momento que a presença de Deus começa envolver a todos presentes em uma só fé, em só coração e todos num mesmo Espírito. É neste momento que vem a renovação espiritual e a restauração física.

3. “Cante com entusiasmo e com coragem. Cuidado para não cantar como se estivesse meio morto ou meio dormindo, mas erga sua voz com força”.

Cantar com entusiasmo me faz lembrar do saudoso Rev. Asér D’avila Ramos que mesmo com seus mais de 70 anos de idade, quando era chamado para dirigir o coro ou algum cântico e via a igreja apática, logo admoestava a igreja para cantar com vontade, com alegria e com muito entusiasmo, assim como Wesley pedia. A palavra entusiasmo no dicionário significa:

1. Estado do espírito impelido a manifestar a admiração que o invade;

2. arrebatamento; paixão; transporte; alegria intensa; inspiração;

Ele acaba acrescentando que além do entusiasmo, é necessário cantar com coragem como se fosse para deixar de lado o medo, a timidez, a vergonha e concentra-se em Deus, e fazer de tudo para agrada-lo através do canto, do louvor e da adoração.

Logo depois, Wesley vê um grande perigo para com o louvor e a adoração comunitária, e pede a igreja, para tomar cuidado, primeiro para não cantar como se estivesse meio morto, e muitas igrejas tem esquecido que o Evangelho proporciona uma vitalidade que não importando a idade à pessoa tem que ter um prazer extraordinário de adorar ao Senhor. Tem igreja que você entra parece que o louvor que está sendo prestado a Deus parece até com um culto fúnebre, sem alegria, sem prazer, sem entusiasmo, sem vida e completamente dominado pelo sono.

Certa vez eu estava em juntamente com a equipe ministrando o louvor em um retiro de carnaval e de repente os jovens formaram o chamado trenzinho, e só vi quando aquelas pessoas passaram bem perto do grupo que estava ministrando. Quando eu vi fui pedir para que os jovens pudessem respeitar os idosos ali estavam presentes, e quando ia falar, de repente dei de cara com a pessoa, a primeira da fila que estava puxando o trenzinho e era ninguém mais e ninguém menos que a nossa querida irmã Albertinha que na época tinha 92 anos de idade.

O louvor ideal é um louvor que busque acima de tudo o equilíbrio no entusiasmo, pois não podemos também utilizar o louvor prestado a Deus para dar espetáculo e sensacionalismo. Como cristãos não podemos jamais nos esquecer da reverência ao templo e a Deus.

4. “Não tenha mais medo de sua voz agora... do que quando cantava as músicas de Satanás...”

5. “Cante com modéstia. Não grite de modo que seja ouvido acima ou destacado do resto da congregação...”

6. “Cante no compasso... não corra na frente nem fique para trás, mas fique junto com as vozes que estejam liderando e também acompanhe-as tão exatamente como puder...”

7. Acima de tudo, cante espiritualmente. Tenha olhos em Deus em cada palavra que cantar. Busque agrada-lo mais do que a si mesmo ou qualquer outra pessoa. (Collection,765).

O Momento do nosso louvor atual é muito complexo no que diz respeito a dois grupos: levitas e sacerdotes. Muitas pessoas hoje estão sendo consagradas a pastores(as) porque cantam bem, são bons ministros de música, são até missionários da músicas e através do dom dado a Deus através da música conseguem viajar em várias cidades brasileiras ou até em outros países através da música, até aí tudo bem. Só que hoje virou moda consagrar músicos e cantores a pastores(as), virou modismo você ver propagandas de shows evangélicos de cantores-pastores. Muitos desses cantores não tem chamado sacerdotal, chamado para a palavra, para o aconselhamento pastoral, para administração eclesiástica, para visitação das ovelhas, dos enfermos, da oração... Porque na verdade, muitos não têm nem tempo para a função pastoral, mas por outro lado querem o título de pastor, pois ainda não conhecem verdadeiramente a importância de ser um levita para o culto a Deus. Isto só acontece por causa de uma coisa: vaidade, e, Salomão acerta como diz que “ tudo é vaidade”. Vejamos porque.

Os levitas e os sacerdotes só existem por causa do culto, é o que é culto? Na nossa cabeça o culto é momento de abertura com uma oração, momento de louvor, ofertório, pregação e benção apostólica. Só que culto significa algo mais do que isto, mais profundo do que isto. Culto e serviço sagrado principalmente neste texto Rm 9.4, 12.1; Hb 9.1,6,9,14; Mt 4.10; Ap 7.15, 22.3 a palavra que é usada para culto e serviço sagrado é “latreia” que significa culto, ação sacerdotal, adoração e gesto agradável (a Deus). Mas está palavra também têm outros dois significados importantes, que no português um significa “latria” que é a mais alta forma de adoração a Deus, e o que adora significa o “latrineiro” que vem de latrina que é lugar para dejeções, privada. Isto esta parecendo estranho para você, não é, mas eu explico e você vai entender: Jesus usou muita a figura de servo e senhor. Sendo assim, temos que pensar em uma casa, um senhor e os seus servos. Nem todos os servos têm a mesma função: um cuida da mesa, do alimento que vai para a mesa, outro cuida de servir a mesa, outro da arrumação da casa, outro de lavar os pés daquele que se achegam a casa, outro na lavoura, mas, na casa do senhor tem um servo que acaba fazendo o pior serviço, este é considerado o pior de todos, o mais humilde que é o limpador de latrina, o “latrineiro”, o limpador de fossa. Sendo assim, prestar culto à Deus é se torna o pior, o maisdesprezível, fazer aquilo que todo rejeitam, tudo isto com amor e prazer, apenas para agradar o seu Senhor: importa que ele cresça e eu diminua.

Uma analogia do servo que limpa latrina, com aquele que presta culto, que é responsável na preparação do culto, são as seguintes: porque são os servos e têm que ser os mais humildes da casa; tem que se considerar os menores de todos da casa; a realização de sua tarefa sempre será em benefício do seu senhor, e tem que ser feita com amor e dedicação; podemos dizer que o “latrineiro” tem que limpar aquilo que os outros se recusam, da mesma forma o que presta culto tem esse serviço no momento de adoração, tem que fazer a limpeza, ou melhor, tem que limpar, pois, muitos chegam na igreja cheios de desânimo e de sentimentos, como: depressão, tristeza, raiva, ódio, irá e através do louvor o levita que presta culto irá levar a pessoa querer se limpar para ser usado por Deus.

Mas só o que temos visto hoje, os chamados levitas estão muito longe da posição de um “latrineiro” que presta serviço ao seu senhor, isto é, um servo que se considera a si mesmo o menor, pelo contrário, os levitas de hoje querem de qualquer maneira estar a frente, querem se aparecer, e muitos não são nem um pouquinho humilde, pelo contrário, são presunçosos, arrogantes, irritantes que querem, muitas vezes, serem mais adorados do que mesmo adorar a Deus. A Bíblia diz que “o Senhor habita em meios dos louvores” (Sl.22.3). Isto é, Deus habitava em meus aos louvores de Israel. Será que Deus tem habitado nos louvores que tem acontecido em parque de exposição com bilheteria, com vendagem de CD's e DVD's? Deus tem habitado realmente nos nossos louvores? Temos sentido realmente a presença de Deus em meio aos nossos louvores?

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

LEMBRAI-VOS DA MULHER DE LÓ (Lc. 17.32)



Jesus estava falando

para os fariseus sobre a salvação e manda lembrar da mulher de Ló. Lembrando a todos que a mulher de Ló estava caminhando para a salvação e em alguns metros estaria longe da grande destruição, mas mesmo estando no caminho da salvação acabou perdendo aquela grande oportunidade por causa do pecado: o pecado de não conseguir larga tudo por causa de Deus. Estava preocupada com o material; não conseguiu seguir sozinha sem que alguma coisa lhe chama-se atenção. Jesus fala para os Fariseus os quais achavam que pela posição da raça poderiam ser salvos.

Porque Jesus fez este pedido?

1. Ló, sua esposa e suas filhas estavam no caminho da Salvação, mas nem todos alcançaram a oportunidade que Deus estava dando:

Muitos começaram na fé e estão no caminho da salvação. Como que é este caminho?

A) Não é fácil: Há uma grande diferença entre milagre e mágica: as pessoas querem as coisas como um passe de mágica, a magia é um truque, uma ilusão de ótica; o milagre para acontecer precisa de: FÉ, confiança, determinação, perseverança .

B) Nem sempre iremos ouvir ou encontrar aquilo que queremos: O convite que com Deus não iremos passar por dificuldades e provações é mentiroso, pois, Jesus, juntamente com seus apóstolos sofreram e mesmo assim são até hoje conhecidos como vitoriosos.

C) No caminho para a salvação não largamos rastro e sim testemunho: ( Is. 26,7 ) “O caminho do Justo é plano”. O olhar para trás não é pecado, quando você olha para glorificar à Deus, o pecado é olhar para as coisas que você deixou para trás para seguir o caminho da salvação, pois, neste caminho não há vitória sem luta: Pv. 10.29: O caminho do Senhor, é fortaleça para os retos; mas é destruição para aqueles que praticam a iniqüidade. ( Js. 1.8 ) “ Então farás prospera o teu caminho e serás bem sucedido”.

2. Somos assediados à olhar para trás:

Quantos que estão no caminho da salvação, e ao mesmo tempo estão olhando para trás ( mundo e o pecado ), ou estão no caminho e algumas coisas o assedia como: o vício, a mentira, corrupção, alguns não resistem as mulheres, outras os homens: Hb.12.1-2: ... “... corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o autor e consumador da fé, Jesus”.

Quando olhamos para trás, a tendência é olhar para as pessoas que nos feriram, para o fracasso e para os erros – única coisa que devemos olhar para trás é para cruz, porque é na cruz que Deus nos revela que temos que olhar para frente, para o propósito que Ele tem para nós – uma nova vida e novas oportunidades: Jr. 29.11: Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de faze-los prosperar e não de causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro”.

3. Próximo de ser salva perde a salvação:

Muitos estão se baseando que uma vez salvo sempre salvo. Esquecem que o salário do pecado é a morte e morte eterna. Jesus estava falando para os fariseus a respeito do Reino de Deus, que não seria visível, mas estaria dentro de cada pessoa (v. 20,21). Se fosse assim Jesus não teria perdido tempo em falar sobre vigilância, pois, muitos, próximo de receberem a benção, deixam escapar. O errar é humano, mas a mulher de Ló errou quando ela não podia: é isto tem acontecido com muitos que andam no caminho do senhor e não são vigilantes. Cuidado que isto poderá acontecer com você na vinda do nosso Senhor Jesus.

4. Ela virou uma estátua de sal:

A mulher de Ló sofreu uma conseqüência trágica por se apegar naquilo que tinha deixado para trás. Estátua e uma coisa que existe mas não tem vida, saiu completamente do eterno propósito de Deus. Jesus falou que temos que deixar pai, mãe e irmãos para depois pegar a nossa cruz, e a cruz e o começo para a nossa caminhada

.

Conclusão: Jesus como pastor supremo sempre quer nos mostra a direção correta. Por isto, nos deu um alerta para sempre ficar em vigilância – Lembrai-vos da mulher de Ló. Ele é o caminho, mas, não vai no meio deste caminho olhar para trás, pois, poderá perder tudo o que foi conquistado até hoje: Jo 14,6 “ Eu sou o Caminho, a verdade e a vida, ninguém vai ao Pai se não for por mim”.

Pr. Orlando Carrafa dos Santos

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

ENTRA NA MINHA CASA, E ENTRA NA MINHA VIDA

Referência Bíblica Apocalipse 3.14-22

O livro de Apocalipse é um livro cheio de simbologia, e podemos ver estas simbologias estampadas no capítulo 1, versos 12 e 13 dizendo o seguinte: “Voltei-me para ver quem falava comigo e, voltado, vi sete candeeiros de ouro [que significam as 7 igrejas segundo verso o 20] e, no meio dos candeeiros, um semelhante a filho de homem com vestes brancas e cingido, à altura do peito, com uma cinta de ouro”. João quer nos passar que Jesus está no meio das igrejas, Ele vê o que passa no meio da igreja, Ele sente qual é o verdadeiro sentimento da igreja e de tudo o que realmente acontece na igreja, que não são apenas as paredes, mas todos os que vivem a dimensão da fé. Por isto que em todas as cartas existe um remetente como na carta à igreja de Laodicéia: “Estas coisas diz o Amém, a Testemunha fiel e verdadeira, o Princípio da criação de Deus”.

Também chamo a sua atenção de que o nosso lar tem que ser uma extensão da igreja de Cristo, pois, Moisés conciliava o templo com a família. Também o cristianismo tem uma coesão entre o lar e a igreja, pois, o cristianismo nasce realmente nas casas, e não no templo. Sendo assim, onde está Jesus na sua casa? Dentro de casa ou na porta do lado de fora? Diz a palavra: “Eis que estou à porta e bato” (v.20), no grego literal diz: “Eis que estou (parado) junto à porta e bato”. Significa que a Igreja achava que tinha a presença de Jesus, que Jesus passeava em seu meio, atuava no seu meio, mas na verdade Ele estava à porta e do lado de fora; e muitas vezes Ele está assim nas igrejas e nos lares.

Por que, então, Jesus não entrava na Igreja de Laodicéia?

1. Porque ele diz: “... conheço as tuas obras”, na TLH: “Eu sei o que vocês têm feito” (v.15) :

Jesus está falando aqui para a Igreja de Laodicéia que sabia de tudo o que acontecia tanto dentro como fora da igreja, isto é, a vida de cada um na igreja, em casa e na sociedade. Ou seja, a nossa vida na igreja nem sempre a família e a sociedade sabem como que é. Já a nossa vida em casa, na maioria das vezes, nem a igreja e nem a sociedade sabem realmente como que é. E a nossa vida na sociedade, muitas vezes, nem os de casa e nem os da igreja realmente sabem como que é. Quer dizer que caímos no grande erro de ser bom para os de fora, mas terríveis para os de casa; de sermos uma pessoa boa dentro da igreja, mas terrível em casa e na sociedade. Será que tudo o que temos feito tem agradado ao Senhor? Deus tem estado satisfeito? Jesus está falando que conhece as nossas obras e todos os lugares onde estamos, isto é, Jesus vai de contra com aqueles que querem viver uma vida de aparência.

Que nem és frio e nem quente, és morno (v.16): A cidade de Laodicéia era conhecida por suas fontes térmicas e procurada por muitos. Mas Jesus fala usando a figura de uma fonte que tinha na cidade que acabava enganando muitos viajantes, pois, ela ficava em uma área seca e desértica que chamava a atenção por causa das suas águas cristalinas, e muitas vezes, os viajantes chegando de viagem e com muita sede, corriam ao seu encontro para saciar a sua sede, só que quando colocavam na boca, a água era completamente morna. Imagine você beber uma água morna numa região completamente quente, isto é bater na boca e dar logo aquela vontade de vomitar. Aquela fonte só tinha aparência, e Jesus está cobrando da igreja de Laodicéia que muitos ali só viviam de aparência, no meio termo e em cima do muro. Jesus não quer você pela metade, e sim completo. Enquanto o lar estiver vivendo de aparência Jesus vai estar na porta, do lado de fora. É preciso, então, reconhecer os pecados e as falhas.

2. Porque ele não habita em um lar arrogante e auto-suficiente (v.17):

Alguém já disse: “Prosperidade sem Cristo é desgraça eterna”. E é isto que o verso quer dizer: “Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma”. A cidade de Laodicéia passou por um grande terremoto que a destruiu completamente no ano 60. O Senado Romano ofereceu ajuda para reerguê-la, mas ela recusou. Isto encheu os habitantes de auto-suficiência. Da crise a cidade cresceu exuberante por causa de três áreas: centros bancários: era conhecida como cidade do ouro; pela indústria têxtil: o tecido de lã era considerado o melhor; e principalmente pela indústria farmacêutica: fabricava um colírio considerado dos melhores. A prosperidade acabou trazendo arrogância tanto para a cidade como para a Igreja, pois, achavam que não precisavam mais de nada, mas estavam enganados, pois Jesus estava na porta do lado de fora. Um lar onde há arrogância, prepotência e auto-suficiência, é um lar onde Jesus está na porta e do lado de fora. Achavam que tinham tudo, mas na verdade Jesus começa revelando a real condição, não tinham a mesma condição espiritual, pois espiritualmente eles eram:

1) Infelizes, Miseráveis e pobres: Esta era a condição espiritual da igreja de Laodicéia. A prosperidade nunca foi, e nunca será sinal de espiritualidade. É bom sermos prósperos, mas o que adianta ser próspero sem Jesus? Jesus prefere ter você na sua simplicidade, financeiramente falando, do que ver você próspero, cheio de dinheiro, com um bom emprego, mas completamente longe d’Ele. Têm pessoas que, infelizmente, a prosperidade faz afasta-las de Jesus: quanto mais próspero mais deixam a casa de Deus e a Obra; quanto mais prósperos, mais distantes de Jesus. Têm pessoas que quando estão no chão, na pior, chamam Jesus para a sua casa, chamam por socorro, pedem ajuda, mas, quando estão prosperando ou numa boa, deixam Jesus na porta e do lado de fora.

2) Cegos: Tinham o melhor colírio da época, mas espiritualmente estavam cegos, pois, não conseguiam enxergar a verdade; e a verdade era que Jesus estava à porta mas do lado de fora. E a pior cegueira espiritual é quando a pessoa não consegue enxergar os seus próprios pecados: “ Trarei angústia sobre homens, e eles andarão como cegos, porque pecaram contra o Senhor... (Sf. 1.17). Podemos dizer também que há muitos cegos espirituais guiando outros cegos: “Deixai-os; são cegos, guias de cego. Ora, se um cego guia outro cego, cairão ambos no barranco” (Mt. 15.14).

3) Nus: Tinham o melhor tecido, andavam exuberantes, chiques, mas, infelizmente, espiritualmente estavam completamente nus.

a) Jesus 1o aconselha (v.18):

Jesus poderia deixa-los viver desta maneira ou neste estado espiritual, mas não, antes de tudo, Ele ama o pecador. A princípio, Jesus os aconselha a:

1) Comprar o ouro refinado passado pelo fogo: Na simbologia apocalíptica, o ouro é um símbolo estreitamente ligado à divindade (altar ou trono). Comprar o ouro significa, portanto, reconhecer Jesus como Deus, pois, Ele foi provado mostrando a sua pureza e incorruptibilidade.

2) Usar vestiduras brancas para não ser manifesta a vergonha da nudez: Estas vestiduras significam as vestes lavadas através do sangue do cordeiro de Deus, e são as vestes dos santos. Você só pode ter esta veste quando reconhecer realmente os seus pecados; aquilo que te envergonhava é coberto por uma nova veste, e ninguém poderá te acusar do seu passado, daquilo que era vergonhoso, pois, você tem as vestes brancas, as vestes dos remidos e dos salvos.

3) Ungir os olhos com Colírio: Na cidade havia o melhor colírio, mas, espiritualmente eles ainda estavam precisando de Colírio santo nos olhos, pois, os olhos e a mente são umas das partes do nosso corpo que nos fazem pecar; e os olhos são vitais não só para o corpo, mas para a alma, pois os olhos são as janelas do corpo: “São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas” (Mt.6.22-23). Por isto Jesus pede para sempre ungirmos os nossos olhos, não com o colírio da cidade de Laodicéia, mas sim, com o colírio que é o próprio Jesus, isto é, que os seus olhos sejam olhos de Cristo.

b) Depois Ele repreende e disciplina porque nos ama:

Quem é pai ou mãe entende porque os pais vão até o fim por causa da vida dos filhos. Eles só insistem com seus filhos porque os amam, pois, aqueles que não amam seus filhos os deixam e os abandonam. Por isto que Jesus aconselha e depois repreende (elégcho): que é o mesmo que provar, demonstrar, argumentar, repreender e corrigir. Além disto, Ele disciplina (padeúo) que é o mesmo que educar, formar, instruir ou punir. Aqui é uma característica paterna de Jesus. Depois destas ações do Cordeiro, só tem uma coisa para o ser humano fazer: se arrepender (voltar atrás).

3. Ele aguarda para entrar na sua casa e no seu coração:

A Igreja de Laodicéia pensava que tinha a presença e a atuação de Jesus, mas, na verdade, Jesus estava à porta, e do lado de fora. Ele sabe que você só vai convida-lo para entrar a partir do momento que você sentir necessidade, por isso Ele aguarda. No grego literal, a palavra diz assim: “se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, [também] entrarei para junto dele, e cearei com ele e ele comigo”. Jesus não quer apenas entrar na sua casa ou na sua vida, pois, entrar, qualquer um pode, mas Ele quer entrar “para ficar junto de ti”, Ele quer ter um relacionamento pessoal contigo, uma verdadeira intimidade contigo em toda e qualquer situação.

4. Para que você possa herdar juntamente com Ele a vida eterna (v.21):

Ele não diz que isto é fácil ou simples, mas é necessário. Desta forma você se tornará vencedor: “Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu venci e me sentei com o meu Pai no seu trono”. Este “sentar-se no trono” na verdade é um direito que você terá porque em algum momento você parou tudo o que estava fazendo, e no seu silêncio ouviu a voz de Jesus e abriu a porta, pois enquanto não parar com o tumulto é impossível ouvir a voz doce ou o toque suave de Jesus batendo à porta. Jesus é paciente, não desistiu de você e não foi embora. Ainda há tempo, ouça agora o toque e a voz de Jesus chamando o seu nome, corra até à porta para faze-lo entrar na sua vida e no seu coração.

Conclusão:

Infelizmente, a igreja de Laodicéia não existe mais porque não quiseram mudar. Mudar na verdade não é fácil e nem simples, pelo contrário, é complicado. Têm pessoas que dão desculpas porque não querem mudar, e mesmo se dizendo servos, falam: “eu faço isto porque eu sou assim mesmo, não tem como mudar o meu jeito de ser, é a minha personalidade”. Não, amados! É Jesus quem está te convidando a mudar. Isto é o que Jesus quer ouvir de você: “Logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus” (Gl. 2.20) . Por isto que Jesus termina esta carta: “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas”.

Pr. Orlando Carrafa dos Santos